12 de jun. de 2012

Lideranças de Ribeirão das Neves fazem curso de Eneagrama




Por Sidnei Martins






O curso foi no final de semana dos dias 08, 09 e 10 de junho, na Comunidade São José Operário no bairro Santinho, compareceram 48 pessoas ligadas aos diversos movimentos sociais, como da CEB'S, Rede Nós Amamos Neves, Comunidade da Forania Nossa Senhora das Neves.
Para a grande maioria o curso Eneagrama, foi uma novidade e de certa forma muito prazeroso, além da ótima performasse do professor Antonio Roldão, formado em Psicólogo Clínico. Roldão deu um show de aula ao tratar dos nove Tipos de personalidade.
No sábado o prof. Roldão deu uma palestra, que era pra ser de uma hora, mas a participação foi tamanha, com perguntas e entusiasmo, que passou pra duas horas e o povo queria mais. O que podemos afirmar é que foi um sucesso. O sete fez a festa e os participantes se deliciaram.
O Padre José Geraldo acertou mais uma vez ao proporcionarmos essa oportunidade, isso demonstra a preocupação com as pessoas e lideranças das Comunidades que administra, acompanha e quer o melhor para todos nós.
O curso faz com que nos encontremos com nós mesmos, uma coisa fascinante e ao mesmo tempo aterrorizante, pois, temos que olhar pra dentro de nós. Mas no final do curso, sabemos que não existe Tipo ruim, existe o nosso Tipo e temos que aprender a conviver com ele, a usar as suas potencialidades e a manusear os seus excessos. O curso foi fantástico! Neste sentido vamos ver um pouquinho o que é Eneagrama, suas origens, tirada do http://www.eneagramashalom.com.br/

O que é Eneagrama?



Eneagrama é um instrumento que propõe nove Tipos ou estruturas de personalidade. Acumula uma tradição oral de cerca de 4.500 anos, que nas últimas décadas vem sendo resgatada, com sinais de grande potencial de ajuda. Situa-se como proposta de ponte entre a Psicologia e a Espiritualidade. É uma tipologia dinâmica, aberta ao crescimento, que se coaduna com as descobertas das grandes escolas psicológicas da atualidade, integrando-as e indo além delas, num esquema que consegue conjugar profundidade e simplicidade de compreensão. É um instrumento de auto-conhecimento e sobretudo um caminho de crescimento! Aqui reside sua especial riqueza: além de ser uma chave de leitura para a pessoa se entender, ele aponta pistas concretas de amadurecimento, ajudando cada pessoa a desenvolver suas potencialidades e a lidar melhor com seus pontos fracos. Não promete milagres. É um mapa claro que indica o caminho mas não substitui o esforço pessoal. Nenhum Tipo é melhor que o outro. Todos têm potencialidades fantásticas e todos têm tendências negativas. Tudo depende do amadurecimento. Não há julgamento moral: as tendências são geralmente inconscientes e devem ser encaradas naturalmente como humanas.


Nenhum comentário: