21 de jun. de 2012

"Bota-fora" ameaça APP no Bairro Porto Seguro


Por Edna Angélica Gomes e Maurício Rodrigues da Silva *

Mesmo depois de sua revitalização (meados de 2010), a nascente do Bairro Porto Seguro ainda tem sua preservação comprometida. Isso porque a APP (Área de Preservação Permanente) da qual faz parte vem sendo usada como “bota-fora” por várias empresas que atuam na cidade.
   
Desde 2010, várias denúncias foram feitas tanto na Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão das Neves, como na Polícia Ambiental.  Entretanto, nenhuma ação concreta foi realizada, visto que os descartes continuam.

Recentemente, um funcionário da Secretaria de Meio Ambiente esteve na região, constatando assim a gravidade da situação. Contudo, alegou que o município não tem condições de fiscalizar tais arbitrariedades devido à falta de fiscais.



Esta APP é linda!  Além da nascente Porto Seguro, comporta também o Córrego Freitas, com suas águas limpas, e preserva a vegetação típica desta região.

Em tempos de Rio+20, fala-se tanto em sustentabilidade que quase ninguém dá a devida atenção aos significados desta palavra.

Com políticas públicas voltadas para o meio ambiente, não seria difícil transformar a APP do Bairro Porto Seguro em um verdadeiro parque ecológico!

Confira abaixo mais algumas fotos:






* Edna e Maurício são moradores do Bairro Porto Seguro e militantes da Rede Nós Amamos Neves

Nenhum comentário: